Faça sua doação
História

HISTÓRIA

Em 08 de Julho de 2000, na cidade de Florianópolis – SC o Dr. Augusto Luiz Gonzaga e um grupo de amigos fundaram a Escola de Cães Guias Helen Keller – ECG-HK. Sem referencias no Brasil, utilizando seus contatos profissionais, buscou apoio no exterior, onde o Sr. Ian Cox membro da Federação Internacional de Cães Guias na Nova Zelândia, acreditou e facilitou a ida de brasileiros ao exterior, buscando formação necessária. Com este iniciativa começaram a circular pelo Brasil cães guias vindos da Nova Zelândia, Austrália e EUA.

Por iniciativa do Sr. João Nirto Diel, em função das dificuldades encontradas, a partir 08 de Março de 2008, a ECG-HK foi transferida para Balneário Camboriú – SC. Já estabelecida e legalizada seu funcionamento em Balneário Camboriú, os novos responsáveis elaboraram projeto que definia como objetivo geral da ECG-HK: “dotar um centro de formação e treinamento de cão-guia com uma infraestrutura física, material e de recursos humanos em condições de atender as suas finalidades”.

Fazendo acontecer:

    Com a participação de inúmeros voluntários e parceiros, superando os mais diversos obstáculos, pode-se registrar importantes avanços:
  • Graduação de profissional treinador e instrutor no exterior, em parceria com a escola Australiana Seeing Eyes Dogs.
  • A partir de 2008 a ECG-HK iniciou o processo de formação de cães guias no Brasil. Formando as primeiras três duplas em 2010.
  • De 2013 a 2015 a ECG-HK também foi a responsável por transferir conhecimentos para a criação do Programa Cão-guia Federal, junto ao Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú.
  • Em 08 de Julho de 2016, a ECG-HK, inaugurou seu tão almejado Centro de Treinamento, com estrutura e condições para ampliação das atividades realizadas.
  • Em Novembro de 2017, a ECG-HK foi reconhecida como membro da Federação Internacional de Cães Guias – IGDF, sendo a primeira da América Latina a obter esta certificação.

A Escola de Cães Guias Helen Keller a fim de manter suas atividades, continua em busca de parceiros, voluntários, projetos e conscientização para desempenhar sua missão.

PARCEIROS

Login
× Oi, tudo bem?