Nós da Escola de Cães Guias Helen Keller, infelizmente estamos nos manifestando a respeito do comentário do Sr. Luiz Carlos Prates hoje pela manhã na Ric Tv Record.
Eu, Fabiano Pereira, 44 anos de idade, destes, 12 anos dedicados à causa do cão guia, quero me pronunciar em relação ao comentário infeliz do apresentador e comentarista Luiz Carlos Prates, hoje, 28 de fevereiro de 2019, no jornal da manhã da emissora Rede Ric Record, Santa Catarina.
Sou Instrutor e Educador de Mobilidade com Cães Guias, formado pela Seeing Eye Dogs, Melbourne, Austrália. Atualmente sou o responsável técnico pelo programa de cães guias da Escola de Cães Guias Helen Keller. Mas antes disso, sou e sempre fui um apaixonado por cães. Optei por trabalhar com eles há 19 anos, quando deixei do trabalho técnico como projetista da indústria metal mecânica para fazer o que realmente gostava, viver mais perto dos cães.
Isso me proporcionou anos depois ser convidado pelo saudoso fundador da nossa escola, Dr. Augusto Gonzaga, homem de vida ilibada, ativista ferrenho das causas sociais, um visionário em tempos em que ao menos se pensava em melhor qualidade de vida para os com necessidades especificas.
Quando aceitei fazer parte deste mundo do cão guia, entendi que poderia oportunizar melhores condições de igualdade social para as pessoas cegas. Trabalhando em conjunto com os cães, percebi que poderia elevar minha condição a um patamar acima, proporcionar um nível qualitativo de vida a ambos, cães e pessoas.
Cães guias tem um processo de formação onde não procuramos tão somente a execução de tarefas triviais, procuramos proporcionar bem-estar. Faço uma pergunta simples: Quando você consegue encontrar um cão com seu proprietário o tempo todo, que ele não fique sozinho no apartamento ou no pátio de casa por horas e horas? Cães Guias não!!! Eles estão o tempo todo com seu parceiro, indo e vindo, não estando entediados com a monotonia da solidão. Tudo que cães gostariam é de poder estar próximos dos seus “humanos queridos”.
A Escola de Cães Guias Helen Keller, entidade filantrópica, única na América Latina membro da Federação das Escolas de Cães Guias – International Guide Dog Federation, tem nortes muito claros quando se trata do bem-estar de nossos cães. Para que nossos cães trabalhem, precisam nutrir, em primeiro lugar, uma relação de empatia pelo seu parceiro. Analisamos as características desse candidato exaustivamente para que encontremos a pessoa certa para o nosso cão graduado, a pessoa que poderá prover todos os quesitos necessários para que essa relação flua de forma harmônica e prazerosa. Esse status de reconhecimento internacional atestou todas essas necessidades. Se escravizamos cães aqui então todos os países desenvolvidos, como França, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha e tantos outros também o fazem. De nada serviu comprovar que a Helen Keller detém esses valores e missão. O comentarista Luiz Carlos Prates está correto e esses países todos, que lutam vorazmente por critérios de bem-estar para animais como um todo, errados.
Cães Guias Helen Keller não são vendidos, são entregues de forma inteiramente gratuita aos seus clientes, para que com isso possamos ainda continuar avaliando nossas exigências na contrapartida que o cliente precisará proporcionar como qualidade de vida ao cão. Sr. Luiz Carlos Prates, cão guia em primeiro lugar e acima de tudo precisa ser cão!!!
Temos uma mesa diretora formada por pessoas abnegadas, totalmente voluntárias. Um núcleo de voluntários socializadores, preocupados diuturnamente em proporcionar todas as condições necessárias para que possamos criar e educar nossos jovens cães de forma plena. Um grupo de famílias acolhedoras que recebem nossos “Pais e Mães” dos filhotes da escola, para que estes “Pais e Mães” dos futuros cães guias possam ter suas famílias e viverem no seio delas. Uma corrente completa de desapego e boa vontade que o Sr. Luiz Carlos Prates jogou literalmente na latrina quando arrotou tais impropérios.
Este é um momento de grande decepção, principalmente para mim, que o tinha como pessoa sensata e justa, munindo-se dos argumentos concretos e embasados em fatos, não em meras suposições provenientes não sei de onde. Como pessoa, conterrâneo do mesmo e como responsável por Instituição tão séria, deixo aqui minha total consternação.
Fabiano Pereira
Guide Dog Mobility Instructor Educator
Helen Keller Guide Dog Services
www.caoguia.org.br